quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Palavras do Pe. Kentenich no ano sacerdotal


A coletânea de textos do Pe. Kentenich sobre o sacerdócio, intitulada “Chamado por Deus, consagrado a Deus, enviado por Deus”, organizada pelo Pe. Peter Wolf, reitor geral do Instituto dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt e recentemente traduzida à língua portuguesa, traz à página 39 o título da obra.

No ano sacerdotal e centenário da ordenação do Pe. Kentenich, ele mesmo fala-nos sobre a vocação sacerdotal.

1 – Chamado por Deus: Ele afirma que o mundo atual ignora Deus (imaginem o podemos dizer hoje) e que foi esse Deus que me chamou. Essa deverá ser a convicção reafirmada em tempos difíceis. Ao olhar para a história de nossa vocação sob essa perspectiva podemos identificar três etapas. É uma vocação extraordinária, pois ouvimos um chamado, Ele nos escolheu. É uma vocação reconhecível, pois um chamado assim só provém dEle. É ainda uma vocação eficaz, pois foi preciso superar obstáculos até chegar ao altar.

2 – Consagrado a Deus: Pe. Kentenich continua afirmando que Deus bradou e eu acrescento, não só chamou, tocou, inspirou, mas bradou: “Serás meu” e eu respondi: “Aqui estou”. Quão profundo e até mesmo consolador pode ser lembrar a primeira vez que dissemos: “Sim quero pertencer-te, tudo o resto é secundário”.

3 – Enviado por Deus: Não somos apenas chamados e consagrados, mas enviados por Deus. Então significa que temos uma missão! Estamos na missão do “Homem Deus” que quer “Glorificar o seu nome através de mim em todo lugar para onde me envia”. Estar nessa missão do “Homem Deus” é estar igualmente na corrente de sua paixão, de seu trabalho (2Tm 2,3; Mt 20, 1-16; Mt 4,19). Esse trabalho exige o tudo de nós, até a própria vida. O Pe. Kentenich afirma ainda: “Nesses dias (para nós hoje), queremos aprender de novo a glorificar até ao heroísmo, através de nosso ser e agir, esse Deus que envolve tão imensamente nossa vida e nos rodeia de amor”

(Cf.Wolf, P. (org.) Trad.: Maria da Graça Sales Henriques.Cf. Chamado por Deus, consagrado a Deus, enviado por Deus. Santa Maria: Sociedade Mãe Rainha, 2009. p. 39-44).

Para todos os sacerdotes e de modo privilegiado para os que são também filhos de Schoenstatt, não somente essa obra, mas o ano sacerdotal que a Providência inspira ao Santo Padre proclamar, são sem dúvidas graças pela santidade e fidelidade dos sacerdotes. Esses de quem o mundo necessita não exemplo, nem modelo, mas fidelidade e santidade.

Que os santos sacerdotes, bispos e pontífices intercedam por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário